quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Winter is coming. E mais comida, pra variar.

O frio está chegando com tudo aqui pelo Nordeste. Para esse fim de semana já temos previsão de chegar a 0 graus. Mas geralmente a sensação térmica já tem sido abaixo de zero (de acordo com sites de meteorologia que acompanho). Aqui é uma região que venta muito, e o vento é gelado e cortante.

Recentemente aconteceu por aqui o evento Lumiére, que é como uma exposição majoritariamente a céu aberto de arte feita com luzes, projeções, enfim, efeitos luminosos em geral. É uma ideia muito legal e combina muito com a cidade. As projeções psicodélicas e super hi-tech feitas nas paredes e torres da catedral e do castelo estavam fantásticas. Ao todo foram 29 "obras" espalhadas pelo centro da cidade. Muitas pessoas vieram de fora especialmente para o evento, foi legal ver a cidade cheia, bem movimentada. Eu fui no dia da abertura, mas vi pouca coisa - choveu muito, estava frio, e eu cansada. Voltei no último dia e vi o restante das atrações principais. O tempo estava um pouco melhor e foi mais prazeroso caminhar pela cidade.

Falando em chuva, revivendo e aprendendo... como eu já tinha notado em Portugal, os dias de chuva tem a vantagem de nao serem tão frios. Hoje fez um dia relativamente bonito, com bastante sol pro normal daqui, e uma noite bonita de ceu estrelado e lua brilhante - porém, está uma super friaca daquelas. Como vi que provavelmente não choveria saí com um tênis baixinho de lona roxo que comprei na Primark por míseros 3 pounds. Durante o dia foi muito bom ficar com ele, mas na caminhada de volta pra casa, cheguei com os pés meio anestesiados de frio. Ok, acho que vou ter que desistir do meu tênis bonitinho pelos próximos dois meses pelo menos :/

Continuo na exploração das comidas novas, estranhas, e gostosas. Dia desses fui na Iceland (um supermercado que vende, principalmente, comida congelada) e achei na promoção um pacote de cubos de "frango" vegetariano congelado. É um "flango" feito com uma tal de mycoprotein (proteína de fungos). Nunca gostei muito de flango, mas aquilo me pareceu bastante bizarro e resolvi comprar. Descongelei e refoguei com cebola, temperos e um tiquinho de polpa de tomate. Olha, o negócio é bem estranho, porque realmente parece frango - o gosto não é tão forte, mas a textura, é esquisita, lembra muito uma carne mesmo. Então fiquei um pouco com nojo, pois carne de frango me dá um certo nojo, mas é psicológico, então me forcei a comer, e já tem 3 dias que ainda estou comendo esse refogado que fiz rs (mas variei os acompanhamentos e acrescentei/mudei temperos). Aí vai uma foto do meu fake-flango (nesse dia, meu prato estava meio sem graça nas cores, hehe, mas bem saudável).
Sei que minha amiga provou um pedaço e me olhou com cara de espanto perguntando se eu tinha certeza que aquilo não era de carne animal. :-) Resultado, ela por motivos de dieta e economia, comprou um pacote também e resolveu ser semi-vegetariana por um tempo. Rs.
Esta mesma amiga me fez preparar os famosos e deliciosos hamburgueres de casca de banana. Foi sucesso total. Complementado com o sorvete de banana feito com as ditas cujas congeladas. Com pedaços de chocolate pra dar mais alegria. Uma maravilha:
E quem reclama da comida britânica, é porque não conhece os prazeres de se fazer compras e preparar comida em casa! Sim, é tudo de bom, porque a comida aqui nos supermercados mais pop é bem barata. Tanto que me dou ao luxo de vez em quando ir nos mais chiques pra comprar algo especial, tipo, um chocolate mais refinado :P ou uma quinua orgânica da vida. Rsrs.
O que nos falta aqui? Por exemplo.... Polvilho! Mas existe fécula de batata e com ela se pode fazer o milagre do pão de queijo, conforme já pesquisei na internet :-) Então o dia que me der na telha, farei sim pão de queijo com fécula de batata! (y)

E para terminar, vou parar de divagar sobre comida e escrever sobre minha nova e querida descoberta: as charity shops. São brechós de caridade de organizações como exército da salvação, british heart foundation, instituto de câncer e não sei mais o que. Enfim. Esses brechós são a melhor coisa da vida. Eu não pretendia comprar mais roupa, mas foi impossível resistir, porque eles tem coisas absurdamente baratas. Casacos em super bom estado por 5, 6 pounds. Blusas por 2 pounds. Sapatos, bolsas, cachecóis, tudo. Saí da loja com dois casacos e uma jaqueta de chuva. Já estou querendo voltar, pois ainda não entrei em todas rs. Na rua da rodoviária, acho que tem umas 4 ou 5 dessas lojas. Bem que no Brasil podia ter mais disso, pois normalmente quando você encontra um brechó ou ele só tem porcaria, ou então, tem coisas legais mais super ultra caras porque são daqueles brechós chiques e vintage e não sei o que. Bom, aqui na Inglaterra os brechós são bons e justos! Quando fui a Londres eu comprei um kilt feminino num brechó em Camden Town, mas não era desses de caridade - que mal conheci e agora já considero pra caramba :-D 

Fico por aqui e pensarei mais assuntos para escrever sobre que não sejam só comida. Mas tá difícil, porque estou o tempo todo pensando em comida, em coisas pra cozinhar, no planejamento do almoço que vou levar pra comer no trabalho... e minha housemate também está assim nessa sintonia, e querendo fazer dieta, então estamos sempre discutindo cardápios e comparando nossas compras e nos orgulhando de nossas escolhas saudáveis, tudo gira em torno de alimentos rs... acho que é culpa do frio... frio nos deixa com vontade de comer, comer comer :)








Nenhum comentário:

Postar um comentário