domingo, 1 de novembro de 2015

Late induction week...

Não sei se é só aqui em Durham ou em toda a Inglaterra, mas eles amam as tais inductions. São tipo as palestras/aulas introdutórias, oportunidades em que eles explicam (às vezes com pormenores demais) como as coisas funcionam e tudo mais. Eu, como cheguei atrasada, perdi tudo. Mas como meu orientador é também o coordenador da pós, ele mesmo é quem faz algumas das inductions, portanto, ele fez a "palestra" para mim na sala dele e me fez percorrer todos os labs para fazer a induction de procedimentos de segurança e tal. Tive que assinar todas as páginas de um catálogo enorme, cada uma contendo informações sobre determinado tipo de reagente, substância ou treco que potencialmente se usam no lab, com os riscos associados a cada um eles (cancerígeno, tóxico, queimaduras, só coisa legal hehe). Bom, eu já conheço essas coisas e acho que qualquer doutorando que chegue num laboratório já tem que ter uma mínima noção que não pode sair brincando com ácido acético por aí haha, mas enfim, são formalidades né. E isso também mostra o como eles são (aparentemente) preocupados e organizados com tudo aqui.
Essa semana soube que a universidade aprovou dar uma graninha para meu projeto. Considerando o câmbio atual, até que é um bom dinheiro pra eu usar no meu trabalho de campo! Só preciso arranjar um pouquinho mais aqui e ali pra ter certeza que será tudo viável mesmo. Não vou dizer que a universidade é "boazinha" em me dar esse dinheiro pois acho que é uma troca  justa, afinal o governo brasileiro está gastando uma quantia muito maior pagando todas as taxas altíssimas que eles cobram aqui pelo programa de doutorado. Digamos que é o mínimo que eles poderiam fazer financeiramente falando, hehehe.
Bom, eu ainda tenho algumas burocracias a fazer, um monte de formulários da pós para preencher e também alguns documentos, como o formulário de registro médico, para entregar no meu college. College, pra quem não sabe, são como as "casas" dos livros do Harry Potter. Cada universidade tem vários colleges e quando você entra, você tem que se associar a alguma delas. Você pode tanto escolher como deixar que algum chapéu seletor por aí escolha pra você, hehehe! Foi o meu caso, mas eu já sabia que provavelmente cairia no Ustinov, que é o único college exclusivo para pós-graduandos. O college além de servir como secretaria e ter algumas funções burocráticas, também serve de moradia (paga) para quem quiser, e costuma ter bibliotecas, refeitórios ou cozinhas, um espaço comum (igualzinho no Harry Potter né? hahaha), e outras estruturas como academia, lavanderia, auditórios... e eles também promovem atividades, esportes, tem times e equipes de remo (rowing), etc, e também tem bares e festas! Esse fim de semana, fui à festa de Halloween do meu college. Aqui é tudo sempre esquisito, as coisas começam cedo e pontualmente, e  às 2a.m. elas fecham, assim é também com bares e qualquer lugar do tipo na rua. Bom... na Inglaterra, eles celebram halloween de verdade, e você vê um monte de gente fantasiada na rua, e as pessoas realmente se produzem para as festas, as crianças também...é interessante. Eu só não vi nenhuma criancinha pedindo trick or treat, e ainda bem que não vieram me pedir porque eu não tenho NADA e ia me ferrar com as travessuras :o)
Ontem fui a  Newcastle, é a cidade maior mais próxima e onde os habitantes de Durham vão fazer compras rs... Durham é pequena e não tem muitas lojas com preços bons, e como eu e as meninas precisávamos comprar coisas, resolvemos ir lá e ficar perdidas na Primark (loja enorme mto barata)... Newcastle é bem pertinho, coisa de meia hora de trem. Eu não sou muito consumista, realmente só comprei coisas que necessitava, mas uma das meninas que foi voltou com duas sacolas enooormes. Depois da gastação de libras, me convidaram para ir numa casa de chá bem famosa da cidade, que tem vários tipos de chás pretos, verdes e oolong... me senti muito fina, tomando um chazinho das cinco! Hehehe! Mas na verdade, essa casa de chá é muito frequentada por estudantes da universidade de lá, que ficam por ali conversando, as vezes fazendo trabalhos em grupo... eles também tem uma parte onde fazem projeção de filmes e as pessoas podem sentar no chão, numas almofadas, ou seja, é um negócio bem moderninho! Não imaginem como um lugar com aquelas senhoras da aristocracia britânica segurando a xícara com o dedinho levantado não... hahaha.

Hoje consegui ver um dia inteirinho de sol. Infelizmente ele não costuma brilhar tanto por aqui, ainda mais nessa época. Mas hoje fez um dia realmente muito agradável. Até almoçamos no quintal pra aproveitar o solzinho gostoso (sim, eu tenho um quintal fofinho, todo gramado e com uma roseira que está com 2 rosinhas rsrs). Porém, assim que escureceu esfriou pra caramba. Fui numa prática de yoga e meditação num college aqui perto e sofri um pouco, pois a sala estava super fria e como eu achei que a aula teria mais asanas (posturas) eu fui só com uma blusa fina de manga comprida e uma legging, e tirei as meias. Mas ficamos parados a maior parte do tempo, eram poucos movimentos e foi um desafio relaxar e me concentrar sentindo frio :/. Na rua tive que vir quase saltitando, pois a temperatura caiu muito. Essa é a desvantagem dos dias não-chuvosos... acho que fica mais frio mesmo.

FOOD NOTES \o/
-Hoje fiz tapioca para uma das minhas housemates, e ela adorou. Acho engraçado a cara dos estrangeiros quando vêem a "mágica" da tapioca, rs, uma farinha branca que se torna uma espécie de panqueca.... eu adoro apresentá-la para eles. Falando nisso, descobri que numa banquinha do mercado vende tapioca e fiquei muito feliz da vida - eu adoooouro tapioca!
-Fui em dois diferentes "sacolões" e achei muitas coisas interessantes. Um deles tinha muuuitos tipos de cogumelos, incluindo aqueles grandões maravilhosos que dá pra fazer recheados no forno. E como e já esperava, baratos! Uhuuul! Já comi umas 3x essa semana. Comprei e comi couve-de-bruxelas que eu também adoro e comia muito em Portugal. Também vende coco seco e um coco fresco esquisito que vem sem a casca verde o_0 um dia vou comprar pra ver qual é a desse coco rs. Também tem muita variedade de frutas exóticas e outras coisas esquisitas que não conheço. Comprei estas cenouras divertidas, pequenininhas e de cores diferentes.. hahaha:
-aqui é bem comum encontrar coisas bizarras nos mercados, principalmente em lojas como Poundland (onde tudo custa 1 pound - um dia tenho que fazer um post com um tour numa loja destas, pois há coisas divertidas mesmo. Não chega a ser como as lojas chinesas de Portugal, mas ocupa o nicho destas hehe) - no fim de semana, compramos um pacote de uma pipoca doce verde. O legal é que não tinha corantes artificiais (era colorida com clorofila) e não é que o negócio era gostoso? 











2 comentários:

  1. http://sites.nationalacademies.org/pga/peer/pga_152146

    http://www.conservationleadershipprogramme.org/grants/grant-overview/future-conservationist-award/

    ResponderExcluir
  2. Estas inductions são bem comuns em Universidades dos EUA, também. Imagino que por ser muito detalhado, as vezes deve ser chato hehehe mas é uma ideia interessante, aqui você entra na gradução, na pós graduação, e ninguém te informa nada, mal tem um documento no site como as coisas funcionam, enfim...é muita bagunça! E esse negócio de college parece bem legal! :-D Quando eu estive em Londres, fui nesta loja, Primark, é uma loucura, tem de tudo e bem barato! Tb não comprei muito porque estava viajando lowcost and light hehehe e OMG, casa de chá moderninha, parece um sonho para mim! :)
    Posta uma foto do seu quintal! Eu tb tinha um jardinzinho bem bonito onde morei na Itália, mas não era só meu hehe
    Tapioca é ótimo mesmo e sempre um sucesso com os gringos! hehehe não acredito que vc encontrou aí, não é tão fácil...ou talvez a tapioca esteja ganhando o mundo! haha Ah, eu já vi fotos destas cenouras rodando pela internet..
    Bjs

    ResponderExcluir