quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Almost there... Visto Tier 4 pronto



Faltam menos de duas semanas. Tive que adiar minha ida em um mês devido ao atraso no ATAS. Todo mundo pergunta se estou ansiosa, se estou animada.
Gostaria de dar uma resposta mais normal, tipo... "sim, tô super empolgada, não vejo a hora!" :P  :) Mas a verdade é que nem uma coisa nem outra, por enquanto, estou só em modo automático correndo atrás do que falta e com uma angústiazinha por dentro... Mas faz parte do processo.
Tirar o visto não foi nada complicado. Infelizmente foi caro pra caramba, pois agora quem tira visto pro Reino Unido tem que pagar também uma taxa do NHS (o SUS de lá) e quanto mais tempo vc irá ficar, mais cara sai a taxa. Mas, vejamos como um investimento né, fazer o que? A documentação que você entrega no Visa Application Center não é nada bem especificada, mas basicamente, depois de algumas pesquisas eu cheguei à conclusão que precisaria apenas do que estava mencionado no meu documento CAS (um email da universidade chamado Confirmation of Acceptance of Studies - que é ESSENCIAL pra vc tirar o visto) além das outras coisas que eles informaram por email para eu levar no dia. Então foi:

-o email com a confirmação do agendamento da entrada no visto
-o formulário enorme do visto, assinado
-o CAS
- o ATAS (é , aquele bendito que eu tava esperando chegar e que deu erro e atrasou tudo)
-o certificado do IELTS (que estava mencionado no CAS)
-meu diploma do mestrado + sua tradução juramentada
-meu histórico do mestrado, que por felicidade eu já tinha em inglês (em Portugal a Uni me deu esse tal de Diploma Supplement, histórico já oficial da uni em inglês válido na Europa toda.)
-meu diploma de graduação + sua tradução juramentada (em teoria não precisava disso, MAS, como eu já tinha feito a tradução pra mandar pra universidade, achei que não custava nada incluir isso também).
-a carta de benefícios do CNPq em inglês explicando que eles vão me dar a graninha e cobrir todas as taxas da universidade. Tive que pedir que o CNPq me enviasse por correio, porque senão eles mandam só uma versão digital, assinada digitalmente... e eu fiquei com medo dessa não servir.
-o passaporte... né? rsrs

No dia, após entregar isso tudo, tirar foto, pegar minhas impressões digitais, me chamaram pra uma salinha fechada onde eu faria uma entrevista por skype (em inglês né). Oi? Eu não esperava por essa. Sabia que podia acontecer, mas nos relatos que lia por aí ninguém tinha sido entrevistado... Pelo visto, eles estão mesmo apertando o cerco contra nós. Mas por sorte a entrevista foi tranquila, foi uma moça que fez, ela me perguntou coisas como porque eu decidi estudar lá, onde eu tinha estudado antes, onde eu ia morar, o que eu queria fazer depois, blá,bláblá. As vezes eu não entendia e pedia pra ela repetir, falei que o fone tava meio ruim (hahaha), no final ela ainda pediu pra eu confirmar se tinha entendido as perguntas dela e eu falei que sim, e tchau.
Em 8 dias meu visto saiu. Na verdade é meu Entry clearance, que vale até dia 29 de outubro só. Pois é, eu tomei um susto quando vi isso, mas depois lembrei que ao chegar lá ainda preciso fazer um registro na polícia pra daí sim poder ter minha tal permissão de residência, pelo tempo todo do meu doutorado. Quanta burocracia, ai ai! E eu que "adoro" essas coisas.... Acho que depois dessa nunca mais vou querer ir pro Reino Unido, rs.




Um comentário: